A origem do Reiki


Personalidades significativas na História do Reiki

 Mikao Usui
1865 - 1926
Descobriu o Reiki em 1908
Método conhecido como Usui Do
(O que é hoje conhecido como Reiki)
Fundador da “Usui Shiki Ryoho Gakkay”

Chujiro Hayashi
1878 - 1941
Médico da Marinha Imperial Japonesa
Criador do nome “Reiki”
Mestre de Madame Takata
  Hawayo Takata

1900 - 1980
Formada por Chujiro Hayashi e por ele ordenada “Mestre de Reiki” 
Trouxe o Reiki para o Ocidente (Havai) em 1936
Phyllis Ley Furumoto

Neta de Takata
Iniciada por Madame Takata
Sua sucessora na T.R.T.
Fundadora e autoridade máxima na Reiki Aliance 

  Barbara Veber Ray
 Fundadora e autoridade máxima da A.I.R.A.
 Intitula-se » “Grão Mestre de Reiki”
        
Presidentes da Gakkai
e
Sucessores directos de Mikao Usui
Sr. Juzaburo Ushida   
Presidente da Gakkai logo a seguir à morte de Usui
Sr. Kan’ ichi Taketomi
IIº Presidente da Gakkai
Sr. Yashiharu Watanabe
IIIº Presidente da Gakkai
  Sr. Hoichi Wanami
IVº Presidente da Gakkai

 Kimiko Koyama
Presidente da Usui Shiki Ryoho Gakkai
  Sr. Masaki Kondo
VIº Presidente da Gakkai 

A origem do Reiki 
O Reiki está mudando e se desenvolvendo a cada dia, desde o tempo de Mikao Ussui, Chujiro Hayashi e Hawayo Takata. As pessoas estão conhecendo e tendo mais acesso à essa técnica maravilhosa de cura pelas mãos. A origem do Reiki precisa ser honrada, e ao mesmo tempo respeitando as mudanças do mundo, das pessoas e do planeta Terra.


Dr. Mikao Ussui foi quem nos trouxe esta técnica. Ele era estudioso de manuscritos antigos, e procurava entender as estórias de curas milagrosas, que lhe contavam. Em busca de uma resposta em como usar o Reiki, decidiu subir o Monte Kuriyama e passou 21 dias meditando em jejum. No último dia, Dr. Ussui obteve uma resposta através de uma luz divina. Após descer o Monte Kuriyama, ele passou pela periferia e lá curou muitas pessoas.
Ele passou os seus ensinamentos para o Dr. Chujiro Hayashi, um médico da Marinha Imperial, que depois montou uma clínica de Reiki em Tokyo para pessoas que necessitavam de cura.
Dr. Hayashi, dividiu em etapas os ensinamentos do Reiki que lhe foi passado, assim facilitando o ensinamento e o aprendizado. Foi em busca de uma cura para o câncer que a Sra. Hawayio Takata conheceu a clínica do Dr. Hayashi.
Antes do Dr. Hayashi morrer, ele passou os ensinamentos da técnica do Reiki para Sra. Takata, mais tarde formando se mestra da técnica Reiki.
A Sra. Takata abriu uma clínica de Reiki no Hawai onde formou 22 mestres.

O que é Reiki 
  Reiki é fé, intenção e o amor


Reiki é uma palavra japonesa que significa "Energia Vital Universal". O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Metre de Reiki. Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa. Em uma iniciação a pessoa que vai receber o Reiki, fica em uma posição confortável, com a coluna reta para facilitar a absorção de energias. Geralmente durante as sessões muitos mestres de Reiki preferem ficar em silêncio para facilitar a conecção com seus mestres, seres superiores e outras energias. As posições são variadas trabalhado atrás da cabeça e na frente. A duração de uma iniciação pode levar de uma hora a uma hora e meia, variando de mestre para mestre. Após esta iniciação a pessoa não precisa passar novamente por este processo para melhorar ou recuperar os seus canais de energia. A pessoa passa por uma grandiosa transformação, se tornando diferenciada das outras. Esta transformação permanece por toda a vida.
Uma vez que você foi iniciado, a energia do Reiki é então, encaminhado através do corpo num passo correspondente à aquele que é necessário para a cura. O corpo humano ou animal, radia calor e energia. Essa energia é a força da vida chamada CH'I. O que cura é a energia do Cosmos (Ki ou CH'I) que é direcionada pelas mãos do praticante. A palavra CH'I quer dizer "ar, respiração, vento, essência vital, energia ativa do universo..." CH'I ou KI é também a força vital da Terra, dos planetas, das estrelas, dos céus e das fontes de energia que afetam os corpos com a energia KI. A energia que sai das mãos do praticante de Reiki, é uma energia transformadora, trazendo o KI da Terra e dos Céus para dentro do corpo humano e animal.
Na energia vital do Reiki, a pessoa que está sendo inicializada, fica com todos os canais de energia abertos e limpos de obstruções pela inicialização do Reiki. Na prática do reiki, não há transmissão de nenhuma energia pessoal.







Reiki em grupos
Várias posições de reiki podem ser usadas quando praticando Reiki em grupos. A vantagem de praticar Reiki em grupos é que o paciente recebe energia em dobro, dependendo do número de pessoas aplicando reiki ao mesmo tempo. As chances do paciente se recuperar são bem maiores quando recebendo Reiki de várias pessoas. Para praticar Reiki em grupos, é preciso que o praticante tenha pelo menos completado o nível I do Reiki.
Um grupo pode ser formado de duas à nove pessoas (dependendo do espaço disponível). Se não houver espaço suficiente para mais pessoas, então, os praticantes deverão ficar atrás dos praticantes que estão aplicando Reiki no paciente, colocando suas mãos sobre os ombros dos praticantes que estão na frente.
Quando uma sessão só é feita por dois praticantes, um deles irá fazer Reiki da cabeça até o coração e o outro irá fazer Reiki do plexo solar até os pés. Muitas vezes, enquanto uma sessão se prossegue, os praticantes podem vir a perceber onde é que as energias estão sendo bloqueadas e algumas vezes conseguem até captar informações sobre a pessoa que está recebendo reiki.



Reiki e outras técnicas

O Reiki atua sem depender do estado emocional da pessoa que está aplicando. Não tem contra indicação. Pode ser usada em qualquer lugar e a qualquer hora, pode ser usado junto à outras técnicas. O Reiki pode ser usado, por exemplo, em combinação com os cristais. Antes de usar os cristais, é necessário que passe pelo processo de limpeza e energização. Coloque os cristais em cima de cada chakra, de acordo com suas cores. Os chakras estão localizados na energia etérica do corpo físico. O Reiki pode ser praticado em qualquer caso de doença física, emocional ou mental, desde uma simples dor de cabeça, estresse, até câncer. Para pessoas com problemas graves, fazer aplicações diárias com mais tempo de duração, ajudando a obter melhores resultados.

Reiki com Cristais
           Talvez o mais antigo relato do uso terapêutico das pedras se encontre nas tradições védicas da Índia. O reino mineral e os cristais nele contidos são os alicerces de toda a matéria física e da própria vida.
Todas as propriedades dos cristais derivam da sua disposição metódica única e da sua estabilidade e estrutura atómica. Sempre que estão sujeitos a uma força exterior, como calor, pressão, electricidade ou luz, os cristais conseguem fazer ajustes imediatos, que restabelecem rapidamente a sua estabilidade interna.
A própria natureza dos cristais aumenta os níveis de energia. A introdução de um elemento de ordem com este num estado caótico e desorganizado tende a aumentar a ordem e equilíbrio geral.
Fazer reiki através de cristais dispostos ao longo do corpo é ampliar o o poder de cura energética que passa pelas mãos, é como um amplificador de energia e filtra a energia conforme a propriedade do cristal.
Por isso, mesmo que bastante difundida esta aplicação a utilização dos cristais por um terapeuta de Reiki pode ter resultados surpreendentes para a sua saúde nos vários níveis da sua existência.